terça-feira, 19 de junho de 2007

OLÁ EDUCADORES!!!!!!

Esse BLOG propõe a utilização de cantigas, jogos e brincadeiras folclóricas na alfabetização. Os textos propostos servirão de apoio para novas aprendizagens com enfoque na pesquisa no âmbito escolar. Segundo alguns estudiosos é evidente que a apropriação de modelos de escrita literária autêntica favorece o estabelecimento da relação entre a linguagem oral e escrita, possibilitando a escrita de novas palavras ampliando e enriquecendo o vocabulário dos alunos. Sendo assim, naveguem em nosso BLOG e que o mesmo possa ajudá-lo no processo ensino-aprendizagem dos seus alunos e que ele contribua no desenvolvimento das capacidades necessárias para o uso da escrita e leitura. Aguardamos os seus comentários!

quinta-feira, 14 de junho de 2007

PEIXE VIVO

+

















OLÁ TURMA!!!
CANTAR É MARAVILHOSO!



"QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA"

Segundo alguns folcloristas, várias são as origens dos brinquedos e rodas cantadas. Alguns provieram de danças e jogos de adultos, outros nasceram de história infantis e de cenas cotidianas. A formação de nossa população, para a qual contribuíram inicialmente três elementos étnicos: o índio, o português e o africano – influenciou a própria música brasileira e, como não poderia deixar de ser, as cantigas de roda. Oriundas de formas diversas, transmitidas de geração a geração, sofrendo modificações determinadas pela rítmica brasileira, foram se adaptando entre nós e automaticamente se incorporaram ao nosso patrimônio folclórico.

Um pouco de história enriquece o cotidiano escolar através de excelentes recursos lúdico-pedagógicos.






COMO PODE O PEIXE VIVO
VIVER FORA DA ÁGUA FRIA
COMO PODE O PEIXE VIVO

VIVER FORA DA ÁGUA FRIA.



COMO PODEREI VIVER
COMO PODEREI VIVER
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA.


OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA
OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA


POR ME VEREM ASSIM CHORANDO
POR ME VEREM ASSIM CHORANDO
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA.




Atividade 1:

Professora: Ana Ribas

Veja quanta coisa descobrimos sobre os peixes! Durante as nossas atividades a turma elegeu o PINTADO como o peixe mais interessante. Agora escreva alguma curiosidade para os seus colegas.